quinta-feira, 11 de julho de 2013

Madumusic School - Guitar Class - Jorge Antonio

Guaibinha City Hills - 08.04.2013


MADUMUSIC SCHOOL .
Rua São  José  470 - sala 104 -
Guaibinha City Hills .
Fone : 051 989026499 - VIVO
E-mail : madumusic@yahoo.com
http://www.facebook.com/mario.dutra.58










Olá Jorge , tudo bem . Ontem tivemos o nosso primeiro encontro , o qual foi muito  produtivo . Vimos , logo de início    , várias coisas , as quais irei enumerá-las  aqui abaixo :

Afinação do violão 
----------------------------------
Frequência   440 Hertz ( ciclos por segundo ) - LA do diapasão  .
La do oboé   numa orquestra . Todos os instrumentos afinam baseado nessa frequência padrão  .
Para que você   tenha essa frequência   presente no ouvido , é  preciso tocar , simplesmente tocar , para ficar cada  vez  mais íntimo com o teu violão  .
A partir desse convívio   sonoro ficara cada vez fácil   afinar o violão  .

http://www.youtube.com/watch?v=3R8xDvhJk54

Apertar a sexta corda MI na quinta casa , que  é   esse primeiro ponto que tem no braço  do teu violão   . A quinta corda LA , devera ter o mesmo som da corda MI apertada na quinta casa . Pra afinar o RE , quarta corda , mesma coisa : aperta a quinta corda LA , na quinta casa , o som devera ser igual também  . Pra afinar a terceira SOL , a mesma coisa , aperta na quinta casa o RE e o som devera igual também  .
Agora , atenção   ok : pra afinar o segunda SI , tem que apertar a terceira SOL na quarta casa e o som devera ser igual também   . Pra afinar o primeira MI , volta a fazer a mesma , ou seja , aperta a segunda SI na quinta casa e o som devera ser igual também   .


Formação dos  acordes   NATURAIS - Vimos os seguintes acordes : C , D , E , F , G , A .

Esses acordes  estão   representados por letras , chamadas CIFRAS . São símbolos  criados para representar o acorde de uma maneira prática . A CIFRA  é  composta por letras , números   e sinais . O  sistema predominante usado em música popular para qualquer instrumento .

A - LA
B - SI
C - DO
D - RE
E - MI
F - FA
G - SOL

Mi maior - com os dedos mínimo  , médio  e anular . O dedo indicador fica de suporte , na sequencia , pra montar a PESTANA .
Procure tirar um som bem limpinho sempre . Monte o acorde , suba meio tom , toque-o umas duas ou três   vezes , tire os dedos do braço  do violão  , sempre apoiados no polegar .

Vídeo aula : Love  is you .



Abra a mão   e volte novamente subindo mais meio tom , ok .Procure escorregar a mão  pelo braço   do violão   , escorregar mesmo , ok .
Repita esse  exercício   durante uns 5 ou 10 minutos diariamente , iras perceber que a cada  exercício  o som vai ficando cada vez mais limpo .
A  tua mão vai  se encaixando cada vez mais com o braço do violão  .
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exercício  de um  dedo e com  palheta  .
Vídeo aula -  Europa . 



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jorge esse exercício  é   excelente . Tua mão  vai ficar cada vez mais leve . Depois iremos usar , dois , três   e quatro dedos .

Vou deixar uma    música  aqui , para ilustrar nosso primeiro encontro , procure dar uma olhadinha nos acordes . Qualquer coisa que precisares é  só   me dar um alô , ok . Energia positiva .

08.04.2013

Vídeo  aula : Samba pa ti . 




Fizemos uma revisão  da aula anterior e acrescentamos novos acordes . Ainda esta sendo necessário     continuar com os exercícios  de 1 e 2 dedos , subindo e descendo respectivamente , para amolecer a mão . Precisamos deixar o som limpo , bem limpinho . Importante salientar aqui , fazer os acordes de E , E m , Am , A , com os dedos médio  , anular e indicador e , literalmente deslizar , escorregar a mão ao sobre o braço   da viola .


Palce.jpg
  1. Polegar - polegar, também vulgarmente conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho";
  2. Dedo indicador - indicador, também vulgarmente conhecido como "apontador" ou "fura-bolo";
  3. Dedo médio - dedo médio, também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "maior-de-todos" ou "pai-de-todos";
  4. Anular - anular, anelar, também vulgarmente conhecido como "seu-vizinho";
  5. Dedo mínimo - dedo mínimo, também vulgarmente conhecido como "dedinho" ou "mindinho".


PROGRESSÃO HARMÔNICA
---------------------------------------

Fizemos a seguinte progressão  :

Am / G / F / E

Procurar dar a pegada espanhola nesta progressão  , variando os acordes de Am / G , nas diferentes regiões  do braço do violão   .

Am / G / F / E

Ultrapassado esse desafio , iremos pegar uma musica que você  goste ok . Abaixo  já  coloquei a   música   Felicidade , do Lupicínio  Rodrigues .

22.04.2013

Antes de entrarmos na   música   , vamos fazer uma revisão  dos conteúdos  .
Fizemos uma revisão   em todos os acordes naturais :

Esse  é o nosso terceiro encontro e já   podemos constatar que o som esta cada vez mais limpo , a mão   torna-se cada mais suave no tratamento com o braço do violão  .
Revimos exercícios   de 1 e 2 dedos , subindo e descendo , já  podendo acrescentar o mesmo exercício   com 3 dedos .

Executamos a    música  FELICIDADE , que apenas precisa ser mais executada , apenas isso .


Felicidade

Lupicínio Rodrigues

 Lupicínio Rodrigues
A seguir para um exercício  de pura dinâmica   musical , coordenação  motora , ritmo e pulsação  ,
tocamos OYE COMO VA - Santana .
A harmonia esta em A7m / D 7/9 . Faze-la nas diferentes regiões do braço do violão  . Na parte de cima usando o acorde natural , depois na quinta casa usando pestana e finalmente usando os dissonantes .

OYE COMO VA

Oye como va mi ritmo
Bueno pa' gozar, mulata
Oye como va mi ritmo


A harmonia da  música    PEDACINHOS - Guilherme Arantes   é  lindíssima  , vale a pena conferir .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  

Pedacinhos

Guilherme Arantes

 Guilherme Arantes
Tom: A
  
    Dmaj7        Bm            Gm
Pra que ficar juntando os pedacinhos
    Gm6          Dmaj7   Bm
Do amor que se acabou
              E7  Esus4  E7
Nada vai colar
     Gm             A7
Nada vai trazer de volta
  Dmaj7        Bm        Gm
A beleza cristalina do começo
       Gm6         Dmaj7 Bm
E os remendos pegam mal
                Esus4  E
Logo vão quebrar
   Am           B            E7
Afinal a gente sofre de teimoso
          Gm            Dmaj7
Quando esquece do prazer

  Bm                        E       G
Adeus também foi feito pra se dizer
                F#m
Bye bye, so long, farewell (4x)

   Dmaj7           Bm           Gm
Pra que tornar as coisas tão sombrias
    Gm6      Dmaj7  Bm
Na hora de partir
                     E7  Esus4  E7
Por que não se abrir
         Gm             A7
Se o que vale é o sentimento e não
  Dmaj7
Palavras
        Bm         Gm
Quase sempre traiçoeiras
      Gm6         Dmaj7  Bm
E é bobeira se enganar
                 Esus4  E
Melhor nem tentar
   Am           B            E7
Afinal a gente sofre de teimoso
          Gm             Dmaj7
Quando esquece do prazer

  Bm                        E      G
Adeus também foi feito pra se dizer
                F#m
Bye bye, so long, farewell (4x)
 
 
 

29.04.2013

Completamos  hoje  o  nosso  quarto encontro e , já   é  visível e audível  , que você   melhorou .
Hoje  revimos todos  os  acordes  naturais ,  tanto  maiores  quanto  menores .
Mais  um  pouco  de  exercício e  o som  vai  ficando  cada  vez  mais  limpo .
No quadro  abaixo  podemos  vê-los   novamente  .


A  seguir  vou  colocar  os  acordes   de  Oye Como Va  , em três regiões  diferentes  do braço   da  guitarra  ou  do  violão  .  Procure  fazer  todos  eles  , para que 
, desde já  , já   ir  dominando  os  acordes  em qualquer  parte  do braço   do instrumento  . Começando  por  cima  , com o LA menor  e RE  maior   naturais  . 
Teremos  ai  três   elementos  importantíssimos  na música  :  Melodia , Ritmo e Harmonia  .

Agora  vamos  fazê-los   na  região   da  quinta  casa , ou  seja  ,  LA .
Agora  vamos vê-los   nos  dissonantes .  (  Notas  de  tensão   )   
E  agora , pra  fechar  com chave  de  ouro , vou mostrar aqui , não  vou descrever  ok , a nota flutuando de  La , La  Bemol , Sol , Sol Bemol , dando  a  dinâmica  na  meio  da  musica . 
Ficou   como  tema  de  casa  o  exercício   de  duas  canções folclóricas  :
- Parabéns  a você   em   C / G /  C / C7 / F / G / C  
- Pezinho  em C /G / C / G / C / G / C                    
            
06.05.2013
Hoje  fizemos  uma  revisão  sobre  todos  os  acordes que  vimos  até    agora  . Necessário  tocar  todos  os  dias  , todos  os  dias toque  qualquer  coisa . 
Sempre  que  você estiver  tocando ,  ligue-se nos  três  elementos principais  : HARMONIA , RITMO e MELODIA .


Vejamos  agora  um  exercício para  dedilhar  : cordas  MI , SI , SOL  -  de cima para  baixo - sendo  que a  cada  movimento usar o MI bordão . Acompanhe  os  movimentos  conforme  a  ilustração .    

Si
La

Sol
Sol bemol
13.05.2013
Fiz  um  exercício de localização vocal , na  tentativa de  buscar a melhor tonalidade pra  você cantar qualquer    música  . Usei C em I , II e III  graus . Subi  meio Tom , ou seja , C#  no I , II e III  graus . Fomos  até  D .   Esta  é   uma  ferramenta  que  iremos  explorar mais  , a   medida que , formos   avançando o nosso  conhecimento  .
Novamente , fizemos  uma  revisão dos   conteúdos  anteriores . Importante  estar  com todas  essas  informações diluídas , para que  possamos  inserir  novos  elementos .
Os  exercícios são  fundamentais  para   que a  tua  mão fique  mais  leve  ,  ok .
Vou ilustrar  abaixo  a  sequência do  exercício para  dedilhar  , ok . 



Mi solo                                                                                                           Sol 






20.05.2013
A cada  novo  encontro ,  sempre  uma  revisão sobre  todos  os  conteúdos  , acrescentando , também , novas  informações .
Para  que  todo  conhecimento visto  ate aqui , amadureça  de  fato , a  única maneira é simplesmente  tocar . Tocar  todos  os  dias , escutar musica com  atenção e , algo que particularmente  acho  fantástico : dividir  com  outra pessoa  essa  energia  musical .
Vou  colocar  os  movimentos seguintes desse  exercício de  arpejo . Continue tocando-os , buscando sempre  tirar  a melhor sonoridade  que  você  puder .      

27.05.2013
Hoje  coloquei um novo exercício usando  dois  dedos , iniciando  na  casa  de  FA# usando  as  cordas  SI e MI  até  a  casa  MI  lá na boca  da  viola .
Tocamos  OYE COMO VA , numa pegada  muito  legal .  Sempre  ligado na HARMONIA , RITMO e  MELODIA .  Você conseguiu  perceber o  detalhe de  tempo  continuo , ou seja , não SECAR  a pulsação que  estamos  tocando  .  Ficar  ligado  na  acentuação dos  tempos  também , procurando sempre , tirar  a  melhor  sonoridade .  Aqui , no  caso  de  OYE COMO VA , estamos  usando uma  harmonia  de  dois  acordes  apenas , logo , procure  usá-los  de  uma  forma  bem  dinâmica , nas diferentes  regiões do  braço do  violão .    
O som  está ficando  cada  vez  melhor .
A pedido , vou colocar  aqui  a  nova  harmonia  que  iremos  estudar .
C / C7M /  C7 / F / Em / D / G / Am / Bm / Am    -  aqui vamos  usar o mesmo fraseado de OYE COMO VA  .

Something

Something in the way she moves
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me
I don't want to leave her now
You know I believe and how

Somewhere in her smile she knows
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how

You're asking me, will my love grow?
I don't know, I don't know
You stick around now it may show
I don't know, I don't know

Something in the way she knows
And all I have to do is think of her
Something in the things she shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how




03.06.2013

Estamos  fechando um ciclo , e o resultado  está  bom . Os exercícios de  habilidade  motora  são fundamentais  para  que  tuas  mãos  fiquem  mais  leves  , ok . Continue  fazendo-os  .  A  posição da  tua  mão direita ao  dedilhar  , ou tocar usando a palheta  , é necessário   que  ela  repouse , literalmente , repouse  sobre  a caixa  do  violão .  Não  pode  ficar no AR , precisa  ter  um  ponto  de  apoio .  Demonstrei isso  pra  você  , ok .  Os  acordes  que utilizam  PESTANA , também , você  precisa  explorá -los  mais  .  A única forma  de  limpar  o som , sobre  essa  questão especifica , é : TOCAR e TOCAR .
Essa  música acima  :  SOMETHING  ,  lindíssima .  Já senti que você  gosta . Harmonia  linda , melodia  :  nem se  fala ....que  achas  !?
Outra  coisa  , também :  a  posição  do  violão , ok  .  O corpo todo  toca no  instante  que você TOCA , não  é apenas  tuas  mãos  que  tocam  .  Sinta  o que  você  esta  tocando , controle  o TEMPO do que  você  esta  tocando , principalmente  no  pé , ok !  Divisão , pulsação  e  harmonia .  Essas  coisas  tocam  , caminham  juntas  quando a gente  toca  um  instrumento .
Energia positiva . Fico  feliz  pelo  teu  crescimento  .     

10.06.2013

Continuamos com  nossos  exercícios para  deixar o som cada vez  mais limpo ,  e estamos  chegando  lá . Evite deixar a mão direita no AR , procure apoiá-la sobre o dedo  minguinho .
Durante a execução de  qualquer música é fundamental que na troca de acordes a mão já  venha com ele prontinho . Uma  fração de segundo  que você leve para  formá-lo , já  se perdeu no tempo da música . Para deixarmos  isso mais limpinho , faça o seguinte exercício  , durante alguns minutinhos  antes de  começar a tocar .
Coloque o violão na posição e monte o acorde  de  DO , por exemplo . Com a mão na posição do acorde , abra a mão  e espiche os  dedos . Volte a seguir , com o acorde montadinho , largando a mão certinha na posição que vai usar . Repita esse movimento com todos os acordes que nos  já vimos . A medida que esse  movimento for ficando cada vez mais  limpo , quando você perceber não estará nem olhando mais para o  braço da  viola .
              
 17.06.2013
O resultado desse  exercício foi excelente . Conseguimos juntos nossa  primeira vitória . Tocamos OYE COMO VA  e KNOCKING KNOCKING ON HEAVEN S DOOR  . O som  saiu  limpinho e sincronia da  troca dos  acordes  saiu  bem  certinha  .  Daqui  pra  frente  e  deixar  tudo  isso  cada  vez  mais  forte  e  dominar  esse instrumento pra tocar o que  você  quiser . Continue  fazendo os  exercícios de  um e  dois  dedos . Tua  mão  esta  ficando , literalmente  , mais  ágil .
Escute , observando agora com  mais  atenção , os movimentos da música no linck  abaixo .                  

 24.06.2013

Fizemos uma  depuração na música  HOTEL  CALIFORNIA ,  vendo  os  detalhes  que  essa  obra  magnifica possui  . Revimos  as músicas   OYE COMO VA e novamente  Knocking on  heaven`s door. A primeira  esta  ótima , e a  segunda  pelo  fato  de  possuir mais  acordes , precisa  apenas  ser  mais  tocada  . Veja  que  o  exercício  de  saída  e  volta  dos  dedos  , voltando  na  posição exata  do  acorde  deu  certinho  .  Depois pra  ilustrar  uma  progressão  harmônica  vimos  o  vídeo STILL GOT THE BLUES do  excelente guitarrista  Gary  Moore .  Vou  deixar os  dois  lincks  para  que  você  possa  aprecia-los .  Observe  com  carinho  os  movimentos dos  músicos , o que eles  estão  tocando e  como  estão  tocando . Energia  positiva  e  música  na  alma .

http://www.youtube.com/watch?v=iPfBD5olh-I
Hotel Califórnia 
http://www.youtube.com/watch?v=4O_YMLDvvnw
Gary Moore

01.07.2013

Fizemos uma  revisão  de  acordes  e  partimos para olhar com olho técnico  simples  sequencias musicais  produzindo um gostoso efeito  sonoro  .
Na  música  OYE COMO VA ,  todo  ela  é  conduzida em  dois  acordes .
Como ilustrativo , assistimos Lowdow  de Bozz  Scagss , onde a  maior  parte da  execução fica flutuando nos  acordes  de Em7/9  e  A7/13  .  Você pode  apreciar no vídeo abaixo bem como  acompanhá-lo . Existe  na  sequência   uma  pequena  PONTE que  são  os  acordes de  D7M / Db7/9+ / C7M / Cb7/9+  .  Depois  uma  subidinha  em F#m7/9 / B7/13 .

http://www.youtube.com/watch?v=yj4JCPXQjk8
Bozz  Scagss  - Lowdow

Outra música  que  possui  essa  particularidade  é That is what  I want - Square Set .
Todo  esse  suingue flutua em Dm /  G7 /13 . Ouça  e  acompanhe com esse  dois  acordes , ok .

http://www.youtube.com/watch?v=yj4JCPXQjk8

Vou  deixar  aqui  apenas  o link , gostaria de  ver essa música . O rendimento esta ótimo . Continue tocando .  Energia positiva e música na alma .

http://www.youtube.com/watch?v=TacApmR2bBw
Pholhas - My mistake . 

08.07.2013

O progresso  é  visível e audível , mas  ainda  temos  muito trabalho  pela  frente  .   É preciso  deixar o som  dos  acordes , onde usamos pestana :  limpos .  Para  chegarmos  neste  resultado  , somente tocando , tocando   sempre ,  todos  os  dias  .  O  resultado  do  movimento de  abertura  dos  dedos  e voltar  com  a mão já na  formação do  acorde  esta  ótimo .


 

Usamos  aqui a  música   That is what I want - Square Set - a maior  parte  do tempo da  condução  da  harmonia nessa  música , fica flutuando em dois acordes . Como  exercício toque  junto com a banda .  É uma forma muito divertida de  abraçar e dançar  com a música que nos  fascina . Energia positiva sempre .

 15.07.2013

Revisão  dos  acordes  maiores  e menores naturais . Isso  esta bom , mas  ainda é preciso que você deixe o som limpinho no momento de usar PESTANA , ok . O exercício  de sair com a mão e voltar trazendo-a na posição do acorde  rendeu bastante . Esses  detalhes só podemos  aperfeiçoá-los tocando , simplesmente tocando  todos  os  dias .
Fui  pesquisar  a origem da música  ROMANCE DE AMOR - acabei encontrando um vídeo muito bom , excelente  demais , como ilustrativo para o exercício de  dedilhado . Nós  já conseguimos fazer a primeira  parte  - a música e dividida em duas  tonalidades - maior e menor - a tonalidade MENOR já passamos , temos  apenas  que  deixa-la  mais  limpinha e  a seguir  entrarmos na  parte  MAIOR .
Vou deixar  aqui o vídeo ilustrativo para que  possas  consultá-lo sempre  que acessares tua página , ok .      

     http://www.youtube.com/watch?v=vB5EojFHz9U

22.07.2013

Fizemos  uma  revisão geral  , usando músicas já vistas  e  acrescentamos      A   desconhecida .  Abaixo  vou  colocar  a  harmonia  e  letra  , ok  . 

                F#m             Em
Numa tarde tão linda de sol 

            A7   D
Ela me apareceu

                   F#m
Com um sorriso tão triste
 
                Em
Um olhar tão profundo

A7         D
Já sofreu

                F#m             Em
Suas mãos tão pequenas e frias

             A7           D
Sua voz tropeçava também

               F#m                 Em
Me falava da infância de lágrimas

              A7
Nunca teve ninguém

      D
Nunca teve amor

       F#m              Em    A
Não sentiu o calor de alguém

      D              F#m                  Em
Nem sequer ouviu a palavra carinho, seu ninho

    A7        D
Não resistiu

       F#m                    Em
Sinceramente eu chorei de tristeza

A7
Ao ouvir

      D                   F#m
Tanta coisa que a vida oferece

            Em
E a gente padece

A7          D
Sem querer

          F#m               Em
Depois de tudo o que eu vi

                 A7   D
Não consigo esquecer

              F#m            Em
Ela me disse adeus e se foi

                A7         D
Nem seu nome eu sei dizer

            F#m                Em   A7       D
De onde ela veio, pra onde ela vai, oh! oh!

            F#m                Em   A7
De onde ela veio, pra onde ela vai

    D          F#m  Em  A7  D  F#m  Em  A7
Não sei dizer

      D
Nunca teve amor...

Harmonia  simples e melodia  bonita  .  Procure  tirar  um  som bem  limpinho  sempre , ok .  Os  acordes sem  PESTANA  estão ótimos . Procure  apenas  dar  mais  um  pouquinho  de pressão  na  mão  esquerda  , ok .

31.07.2013

Em função de uma nova  atividade  profissional trocamos a horário para  as quartas 14:30 .
Movimentos  de  aquecimento  nos  dedos  e  revimos  o processo  de  arpejo da música  Romance  de  amor  .  

07.08.2013

Fizemos uma  revisão  na  música  A desconhecida   e  continuamos , dividindo  em blocos  Romance  de  amor  .  Veja  sempre  a  posição  da  mão direta  durante  a arpejo  , procure  não  deixa-la  solta  , no ar  , ok . Repare  que a  mão  direita  , o dedo  polegar  , descansa , como  ponto  de apoio  sobre  a  corda  LA  , ok .  Energia  positiva  sempre  .

14.08.2013
Com  todo essa  material que vimos  até agora , precisamos agora  amadurecê-lo e degustá-lo , ok .
A mão direita  precisa estar mais segura na  formação dos acordes e principalmente na formação das pestanas ,ok . Vamos trabalhar neste ponto especifico , para deixar o som cada vez  mais  limpinho , ok .

21.08.2013
A mão  direita  esta em pleno desenvolvimento . Seguimos  com a depuração de  Romance de  Amor e  acrescentamos  um movimento  de  arpejo  usando  A7M e  B7m  , em  regiões  diferentes . Lembrando que  na  região  do  segundo  ponto do braço do violão , podemos usar  as cordas  SI e MI  soltas  . Sai um  som  bem  legal  .  Para  ilustrar  essa  progressão  usamos a  música  You Notice Me  - Terry Winter  -  vou colocar  o  link  abaixo , ok .
 You`ll  notice  me
                                                                                                 Terry Winter
 Tell me that my love is enough and I wanted to know
I love you so, oh yeah!Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra, Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra
Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra, Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra RaThe more that I have someone it's just in lovin' me
You'll notice me
The more that I have someone it's just in lovin' me
You'll notice meAnd my love is made it for you and I know just what can I do
I know you love any same to love not for me anyway
you'll notice me, baby notice me, I notice mePa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra, Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra
Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra Ra, Pa Pa Pa Pa Pa Pa Pa Ra RaThe more that I have someone it's just in lovin' me
You'll notice me
The more that I have someone it's just in lovin' me
You'll notice meAnd my love is made it for you and I know just what can I do
I know you love any same to love not for me anyway
you'll notice me, baby notice me, I notice me, you'll notice me.Oh la la la la la la la la la, Oh la la la la la la la la la

A harmonia é muito  simples  -  A7M / Bm  / A7M / Bm / E  .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
01.10.2013

Passamos a ver músicas , com mais  dinâmica e praticidade .

Festa  do  santo reis .

D         A            E
Hoje é o dia do Santo Reis
               D
Anda meio esquecido
                A              E
Mas é o dia da festa do Santo Reis
D         A            E
Hojé é o dia do Santo Reis
               D
Anda meio esquisito
                A              E
Mas é o dia da festa do Santo Reis
               D       A          E
Eles chegam tocando sanfona e violão
                D       A                E
Os pandeiros de fita carregam sempre na mão
            D        D          E
Eles vão levando, levando o que pode
              D          A            E
Se deixar com eles, eles levam até os bode
              D    A          E
É os bode da gente, é os bode mééé...
              D    A          E
É os bode da gente, é os bode mééé...
A         A            E
Hoje é o dia do Santo Reis (hum...)
A         A            E
Hoje é o dia do Santo Reis (Hoje é o dia)
A         A            E
Hoje é o dia do Santo Reis (É o dia da festa)
A         A            E
----------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
 
De repente Califórnia  
Lulu Santos  
  
A
Garota, eu vou pra Califórnia
                      Aº
Viver a vida sobre as ondas
                     Dm
Vou ser artista de cinema
F         E            D  C#m Bm A
 O meu destino é ser star

         E           A
O vento beija meus cabelos
                       Aº
As ondas lambem minhas pernas
                   Dm
O sol abraça o meu corpo
F         E           D  C#m Bm A
 Meu coração canta feliz

                       D
Eu dou a volta, pulo o muro
              F              A
Mergulho no escuro, salto de banda
                    B7
Na Califórnia é diferente, irmão
  A/B                  E
É muito mais do que um sonho

E5+                     A
   E a vida passa lentamente
                       Aº
E a gente vai tão de repente
                       Dm
Tão de repente que nem sente
F         E             D  C#m Bm A (solo)
 Saudades do que já passou

                       D
Eu dou a volta, pulo o muro
              F              A
Mergulho no escuro, salto de banda
                      B7
Na minha vida ninguém manda, não
   A/B            E
Eu vou além desse sonho

E5+                        A
   Garota, eu vou pra Califórnia
                      Aº
Viver a vida sobre as ondas
                     Dm
Vou ser artista de cinema
F         E            D  Dm A
 O meu destino é ser star
 
-----------------------------------------------------------------------------------
Preta ,preta, pretinha . 
Novos Baianos


D7 G D7                G
Preta preta pretinha,  Preta preta pretinha
D7 G D7                G
Preta preta pretinha,  Preta preta pretinha

    D7                                   G                D7                                 G
Enquanto eu corria assim eu ia, lhe chamar enquanto corria a barca
      D7                                      G
Lhe chamar enquanto corria a barca
        D7                            G
Por minha cabeça não passava
  D7             G                             D7     G
Só somente só assim vou lhe chamar assim você vai ser
  D7             G                             D7     G
Só somente só assim vou lhe chamar assim você vai ser

                D7          G                   D7  G
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
                D7          G                   D7  G
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer

                D7                G
Eu sou um pássaro que vivo avoando
D7                     G
Vivo avoando sem nunca mais parar
D7                           G
Ai ai ai ai saudade não venha me matar
D7                             G   C Cm  Bm  Bbm Am7  D7
Ai ai ai ai saudade não venha me matar

D7                             G
Eu ia lhe chamar enquanto corria a barca
D7                             G
Eu ia lhe chamar enquanto corria a barca

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

London , London 
Caetano  Velozo
 

Tom: C
  
Intro: C  G/B  Am  G

C                        G                 C  C7 
I'm wandering round and round, nowhere to go
F                      G               C   C7 
I'm lonely in London, London is lovely so
F                      G/F
I cross the streets without fear
      Em            A7
Everybody keeps the way clear
Dm7               G                  C   C7
I know I know no one here to say hello
F                     G
I know they keep the way clear
      C                  Am
I am lonely in London without fear
F                        G                C
I'm wandering round and round, nowhere to go
          F       G                  F      G       C
While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)

C                  G              C   C7
Oh Sunday, Monday, Autumn pass by me
F                 G             C   C7
And people hurry on so peacefully
F                       G
A group approaches a policeman
C                       Am
He seems so pleased to please them
F                      G              C
It's good at least, to live, and I agree
F                        G
He seems so pleased, at least
             C               Am  
And it's so good to live in peace
     F               G              C
And Sunday, Monday, years, and I agree

          F       G                  F      G       C
While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
 C                    G                 C   C7
I choose no face to look at, choose no way
F                    G             C  C7 
I just happen to be here, and it's ok

   : F                              G
   : Green grass, blue eyes, grey sky
2x :           C                Am
   : God bless silent pain and happiness
   :     F              G              C
   : I came around to say yes, and I say

          F       G                  F      G       C
While my eyes go looking for flying saucers in the sky
          F       G                  F      G       C
Yes my eyes go looking for flying saucers in the sky
          F       G                  F      G       C
While my eyes go looking for flying saucers in the sky
          F       G                  F      G       C
Oh my eyes go looking for flying saucers in the sky
F       G                  F      G       C
Yes my eyes go looking for flying saucers in the sky
----------------------------------------------------------------------------------

Hey Girl

Lee Jackson

Sem foto do Lee Jackson
Tom: C
  
introdução C  Bb  G  F  C

C        E7
Hey girl, I hate that sound 
   Am    C         F          D
It´s in my brain crashin ´round and round 
C       F     D
It´s going up and it´s going down 
F       Bb 
It bothers me, I can´t get out 
G      F    Bb        G
don´t you see what it´s all about? 

C        E7
Hey girl, I hate that sound 
   Am    C         F          D
It´s in my brain crashin ´round and round 
C       F     D
It´s going up and it´s going down 
F         Bb
My head is full, can't stand anymore 
G      F    Bb   G
Let´s go soon life is a bore 

C                E7
Alone with you away from here 
  Am C    F        D
Plenty to do only want you near 
F  Bb 
Come with me now, let´s find some peace 
G    C
I think I love you girl come with me please 
C     E7      Am
La la la La la la la
C   F      D
(crashin´ ´round and ´round)....
 


HEY GIRL

Hey Girl,
Que Vou Fazer,
Não Sei Viver Longe De Você
Sem Seu Amor,
Eu Não Sou Ninguém
Você Se Foi,
Nem Disse Adeus,
Eu Já Não Sei Onde Procurar
Hey Girl,
Preste Atenção,
Porque Se Não Vai Se Arrepender
Um Outro Amor Eu Vou Encontrar
Para Esquecer Que Um Dia Te Amei E Por Amar,
Quanto Eu Chorei
Não Leve A Mal Se Falo Assim,
É Que Não Sou Quem Você Pensou mais se você voltar pra mim







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
T















26.11.2013

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tell me once again

Tell me once again

Light Reflections

Sem foto do Light Reflections
Tom: C
  
(intro) C7+ Dm F G F G C E Am Am/G Ab G

               C7+
Give me your smile again
             Dm
I'd like to be with you
F                          G
  With the things I would like to know
F              G
  Darling, be happy with me

     C      E     Am  Am/G
And tell me once again
           Ab
That you know that I'd die
For your love tell me why
          G
Back to dream

                  C7+
Be care with the words you say
            Dm
My heart is open
F                     G
  But believe in the ways of sorrow
F                      G
  And try to find somebody like me

     C      E     Am  Am/G 
----------------------------------------------------------------------------------- 




A  importância  da  unhas  .
----------------------------------
Todo  trabalho da  mão esquerda , precisara de uma direita forte e segura . A sincronia das duas mãos precisara , também , de unhas fortes . A mão direita é  que produz todo som , é  dela que sai todo resultado do esforço e trabalho harmônico da mão esquerda . Unhas  fortes e saudáveis , funcionam como verdadeiras palhetas . Energia positiva que vem do universo  .








                                                                                                                                                     


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------                       Vídeo ilustrativo -     Jazz-fusion
                    _______________________________________________________________________

Amigo  Jorge Antônio , estou sem o teu  número . Um FELIZ 2014 pra você .
Da uma ligadinha , ok . Abração .

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
20.02.2014

Usarei  dois  vídeos , para  ilustrar  o que  falei  sobre  `convenção de  progressão harmônica ` . Uma nota  repousa literalmente sobre  a progressão do acorde , formando a  melodia  .
Observe  nesta  música   do Hyldon , exatamente  no  ponto  em  que  ele  canta  `  A TUA VOZ ..... ` , veja  a  progressão  harmônica  dos  violinos  repousando  sobre  os  acordes  . Isso é  repetido  em  seis  compassos consecutivos . 


Neste  próximo exemplo , perceba que existe  uma  `convenção de progressão harmônica ` usando  sopros . O que  ocorre  neste caso , é que   há uma  variedade  muito  rica  nas  mudanças  de  tom , mas todo arranjo  vem calçado na  cabeça da TÔNICA quando muda o tom  ( vou mostrar isso  tocando , ok   )  .  Vale a pena  conferir e é  muito  gostoso  de tocar .

      

26.04.2014
Encontro  , como sempre , maravilhoso .
Veja  ai irmão .


Perdi  a esperança
não quero pensar que um dia você me falou que queria
pra sempre me fazer feliz sabendo que nunca me quis
não sei como foi me enganar sentindo que o seu coração
a outro sempre pertenceu e agora quem sofre mais sou
eu
perdi a esperança querida pois o que eu queria na vida

você destruiu quando eu tentei ganhar um beijo seu
você disse não e então sozinho o meu coração
só vive a chorar e agora pede, pede seu perdão
eu que jamais gostei de ninguém
não sei como fui amar meu bem
sei que gostas de um outro rapaz
e por isso eu sofro demais

Click no  link  abaixo , ok .
http://www.cifras.com.br/cifra_letra.htm?tipo=cifra&artista=renato-e-seus-blue-caps&titulo=perdi-a-esperanca

Registro 27.01.2017

Playboy -  Renato e  seus Blue Caps 







                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário